PROFIX 3.0: INSTRUMENTO ON-LINE PARA MEDIR A PROFICIÊNCIA DIGITAL DE ESTUDANTES DE CURSOS EAD

Euro Marques Júnior, José Dutra Oliveira Neto, Emília Mendonça Rosa Marques

Resumo


A educação a distância através da internet (EAD) propicia que novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) sejam utilizadas para o ensino e treinamento. Entretanto, apenas o acesso às TIC não é suficiente para enfrentar os desafios atuais e precisa-se buscar também o desenvolvimento da Proficiência Digital. Existem instrumentos de avaliação da literacia digital e programas de certificação na área, contudo não são facilmente acessíveis devido ao custo ou ao local das provas, ou não se adaptam às necessidades de avaliação específicas em um curso on-line ou blended. O método PROFIX, apresentado nesse artigo em sua 3ª versão (N=663), é um instrumento on-line gratuito para a avaliação do nível de Proficiência Digital, e foi desenvolvido visando superar as dificuldades apresentadas. O uso desse método associado a um curso a distância permite aos professores e designers educacionais o conhecimento prévio dos níveis de Proficiência Digital, individuais e dos grupos, possibilitando a indicação de atividades on-line adequadas ao perfil do grupo, favorecendo o desenvolvimento de sistemas de aprendizagem adaptativos e personalizados. Permite ainda o planejamento de ações de apoio e treinamento para que as TIC contribuam efetivamente na formação dos estudantes de cursos que utilizem recursos de EAD.

Palavras-chave


Proficiência Digital; Literacia em TIC; Educação a Distância; Avaliação On-Line.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020