AVANÇOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:UMA ABORDAGEM DAS POSSIBILIDADES E USO DAS TICs

Leide Gonçalves Cota, Maircon Rasley Gonçalves Araújo

Resumo


A educação a distância (EaD) possui grande importância e potencial como método de inclusão, em vários níveis de ensino, uma vez que, o número de participantes em cursos a distância cresce progressivamente. Neste contexto, o presente estudo objetivou concatenar informações importantes sobre o desenvolvimento da EaD no Brasil no contexto dos avanços no processo de ensino-aprendizagem, analisando as possibilidades e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, além de realizar uma abordagem da interação e interatividade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A pesquisa qualitativa foi realizada através da revisão de artigos e textos escolhidos de maneira criteriosa, considerando a temática, e apresentados em uma discussão analítica e crítica. A partir do estudo foi verificado que as Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionaram grandes avanços para a EaD ao dar suporte a ambientes virtuais de aprendizagem interativos via internet. Novas perspectivas surgiram nessa modalidade de ensino, devido às facilidades de design e produção, distribuição de conteúdos e emissão, interação e interatividade, recursos, bem como à flexibilidade do tempo e espaço na produção colaborativa de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, observa-se que a EaD detém grande capacidade de se desenvolver e atingir metas de referenciais de qualidade com o apoio das ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação em ambientes virtuais interativos e inovadores, aliado ao aperfeiçoamento de seus profissionais.

Palavras-chave


EaD; Tecnologias de Informação e Comunicação

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020