FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO

Lílian Kelly de Almeida Figueiredo, Anderson Cordeiro Sandes, Adonias da Penha Alcântara, Ceciliana Trajano Toledo, Rebeca Virgínia de Carvalho Araújo

Resumo


O presente capítulo apresenta, de maneira panorâmica, discussões referentes à formação docente para a utilização das tecnologias da informação e comunicação - TIC e significativas experiências quanto à realização das oficinas nos municípios de Delmiro Gouveia, Lagoa da Canoa e São Sebastião/AL. A ação II, cuja nomenclatura se referia a Formação Docente para o uso das TIC na Educação, teve como objetivo maior, o desenvolvimento de experiências de formação, a partir da produção e publicação de conteúdos pedagógicos em diferentes formatos midiáticos nas interfaces da internet, e a realização da oficina: o uso das TIC na educação básica, anteriormente cadastrada sob o título: as interfaces pedagógicas digitais para a integração e utilização à prática pedagógica. A mudança ocorreu, conforme as solicitações das secretarias municipais, pois se adequava ao público-alvo destinado, uma vez que, em sua maioria, não utilizavam as TIC no contexto educacional e nem pedagógico. A investigação se caracterizou como uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, na qual se percorreram as etapas metodológicas: estudo teórico-bibliográfico acerca das possibilidades didáticas ao utilizar as interfaces da internet; elaboração do manual explicativo sobre a temática para uma maior acessibilidade; exploração, análise e construção de atividades: elaboração de rádio no Audacity, de objetos no Minecraft, história em quadrinhos no Pixton, poesias no Power point, jornais no Publisher. Procuramos apontar alguns desafios, ainda existentes no século XXI, para a não utilização das TIC, as resistências e a falta de compreensão das escolas, compreendia como formadora social.

Palavras-chave


Formação Docente. TIC. Interfaces

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020