LEVANTAMENTO HISTÓRICO E UMA BREVE ANÁLISE DAS PRINCIPAIS TEORIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Cristina Oliveira Maia, Denise Rocha Corrêa Lannes

Resumo


Este artigo faz uma análise histórica das principais correntes teóricas que tratam do fenômeno da educação a distância. As teorias de educação a distância foram examinadas em termos de seus pressupostos e de suas relações, além de descritas e analisadas em sua temática central e relacionadas a outras teorias, nas quais seus autores buscaram bases. Apresentamos aqui, também, análises de estudiosos sobre as teorias descritas e as possíveis confirmações dos pressupostos e relações já descritos. Finalmente, concluímos descrevendo o estudo que comprova experimentalmente uma das teorias analisadas: a Teoria da Distância Transacional de Michael Moore e relacionamos esta confirmação com as propostas de Kuhn e Popper para o reconhecimento de uma teoria científica.

Palavras-chave


Educação a Distância; teorias; análise de relações.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1