ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES

Adriane Ianzen, Adriane Martins Beirauti, Sandra Regina Klippel

Resumo


A avaliação da aprendizagem é o tema principal desse artigo, o qual foi produzido após estímulo proporcionado pelos enunciados das questões propostas no Núcleo de Acompanhamento e Avaliação em EAD. Seu desenvolvimento pautou-se em pesquisa teórica procurando explanar sobre o processo de avaliação da aprendizagem do aluno por parte tanto de si mesmo, quanto das instituições de ensino. Sua construção perpassa pela produção do conhecimento científico, também se comenta da relação entre teoria e prática, apresentam-se ferramentas passíveis de existirem no sistema EAD, bem como a importância do aluno controlar seu próprio conhecimento e aquisição dos conteúdos, por meio da autoaprendizagem. Item importante mencionado trata-se dos tipos de avaliações que se consideram necessárias para qualquer instituição de ensino, principalmente na EAD, sendo eles: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Assim compreende-se que a construção do conhecimento é de responsabilidade o aluno, mas a instituição de ensino deve ser mediadora dessa aquisição e deve cuidar para que o aluno, principalmente na EAD, não desvie seu caminho.

Palavras-chave


Construção do conhecimento. Avaliação da aprendizagem. Autoaprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020