LICENCIATURA EM QUÍMICA NUM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:REPRODUÇÃO DE UM CURSO PRESENCIAL?

Fábio Adriano Santos da Silva, Elton Casado Fireman

Resumo


Estudos diversos destacam que os cursos presenciais de Licenciatura em Química estão voltados à Racionalidade Técnica. Nos mesmos se apontam que os cursos deveriam se alicerçar na Racionalidade Prática. Pretende-se, no ensaio ora apresentado, estudar a proposta da Licenciatura em Química EAD da UFRN e verificar em qual dessas situações o curso se enquadra. Para tanto, comparou-se a Licenciatura em Química EAD da UFRN com a Licenciatura em Química presencial da UFAL, tomando como referência no estudo as aulas experimentais desenvolvidas em 2010 em ambos os cursos. O levantamento foi feito a partir de dois pontos: 1 – leitura e análise dos projetos político-pedagógicos de ambos os cursos; 2 - acompanhamento das aulas experimentais orientadas pelo tutor no curso da UFRN e pelos docentes na licenciatura da UFAL. Os resultados demonstram que a Licenciatura em Química EAD da UFRN está ligada à racionalidade técnica, pelo menos no que tange às aulas experimentais de química.

Palavras-chave


Formação de professor; Laboratório de química; EAD.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020