MÍDIAS DIGITAIS E PRIMEIRA INFÂNCIA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS ACADÊMICAS NO BRASIL
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisa teses e dissertações brasileiras sobre o uso de tecnologias digitais na Educação Infantil, com ênfase nos enfoques temáticos, nas abordagens metodológicas e nas contribuições pedagógicas. O levantamento contempla estudos defendidos entre 2019 e 2023, período posterior à homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e baseia-se nas plataformas da BDTD e da Capes. A partir da seleção de seis trabalhos relevantes, foi possível identificar tendências que apontam possibilidades ou práticas voltadas para o desenvolvimento do pensamento computacional da alfabetização científica e tecnológica e da integração de jogos digitais aos campos de experiências da BNCC. Os estudos analisados convergem na valorização da mediação docente e na necessidade de formação crítica para o uso intencional das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Também revelam divergências quanto às concepções teóricas e à infraestrutura disponível nas escolas. Conclui-se que, embora haja avanços importantes, persistem desafios relacionados à equidade de acesso, à formação continuada de professores e à consolidação de políticas públicas que garantam a inserção significativa e crítica das tecnologias nos contextos da primeira infância.
Palavras-chave
ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020