Práticas de linguagem, identidades lusófonas e africanidades: projeto de aprendizagem colaborativa entre Brasil e Angola

João Paulo Hergesel, Xisolle Mingas, Taís Siqueira Secco

Resumo


Este trabalho registra o desenvolvimento do projeto Práticas de linguagem, identidades lusófonas e africanidades, realizado sob a modalidade Collaborative Online International Learning (COIL), que promoveu um intercâmbio intercultural e acadêmico entre alunos da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade Lusíada de Angola (ULA). O objetivo foi explorar as complexidades das práticas linguísticas, das identidades no contexto lusófono e das culturas africanas e afro-brasileiras. Ao longo de seis semanas com atividades assíncronas, debates e pesquisas, os participantes exploraram as complexidades das práticas linguísticas e identitárias afrodescendentes, culminando na produção de ensaios reflexivos que foram posteriormente compilados em forma de livro digital. A metodologia incluiu dinâmicas interativas e de colaboração on-line, promovendo como resultado o aperfeiçoamento de habilidades de análise crítica, comunicação intercultural e valorização da diversidade.


Palavras-chave


educação superior; experiência pedagógica; letramentos de língua portuguesa; práticas identitárias; ensaios reflexivos



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020