ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma gamificação experiencial

Rosely Maria Morais de Lima Frazão, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Maria Aparecida Pereira Viana

Resumo


O desenvolvimento do estágio de docência na Educação Superior é uma etapa essencial da formação docente, na qual futuros professores experimentam a realidade dos contextos de sala de aula, construindo habilidades e competências necessárias à prática pedagógica. Nesse contexto, indaga-se: de qual forma uma experiência gamificada desenvolvida no estágio em Educação Superior pode contribuir com a formação da prática docente no contexto da cultura digital? Com vistas a compreender a docência na Educação Superior, por meio de um plano de disciplina gamificado experienciado no estágio, para a análise das contribuições da interação com as tecnologias digitais da informação e comunicação na formação docente, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa e tipologia experiencial. Os resultados, a partir de registros experienciais pedagógicos, sociais, afetivos, contextuais, pessoais, conceptuais e futuros, indica como contribuição à formação docente: o desenvolvimento da pesquisa, da interação com os estudantes, da validação das experiências e da conexão profissional.

Palavras-chave


estágio em docência; gamificação; experiências; cultura digital



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020