ENSINO DE GRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Suellen Rodrigues de Freitas, Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento de futuros professores sobre a leitura e interpretação de gráficos, antes e durante uma sessão de formação, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi fundamentada nos conceitos de Shulman (1986), que enfatiza o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), e Curcio (1989), que define níveis de compreensão gráfica. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, com coleta de dados em duas etapas: questionário inicial e discussão durante a formação. Durante a formação, os erros na escolha do gráfico e a importância de entender o uso adequado de cada tipo de gráfico foram discutidos. Os resultados mostraram que todos os futuros professores tiveram dificuldades em identificar a inadequação do gráfico e a maioria não conseguiu realizar inferências mais profundas, evidenciando lacunas no domínio do conteúdo, o que poderá impactar suas práticas pedagógicas futuras. A pesquisa concluiu que a formação inicial e continuada deve promover tanto o aprofundamento teórico quanto atividades práticas para desenvolver a capacidade de interpretar e ensinar gráficos de forma crítica e eficaz, conforme previsto na BNCC.

Palavras-chave


Formação de Professores; Conhecimento Profissional Docente; Representação Gráfica; Leitura e interpretação gráfica.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020