ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Marcio Henrique Nardez, Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Patrícia da Silva Sessa

Resumo


O presente artigo consiste em uma revisão da literatura sobre alfabetização científica, produzido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC, entre os anos de 2019 e 2024. Trata-se de uma revisão bibliográfica que se propôs a fazer uma interlocução entre os textos acadêmicos produzidos no período citado e a possível contribuição para a formação de professores à luz  de uma visão crítica e transformadora da sociedade. A partir da Análise de Conteúdo buscamos aproximações e digressões entre tais produções acadêmicas e as três visões de alfabetização científica descritas por Liliana Valladares, sendo estas nomeadas como Visão I, que tem o foco no apreensão dos conteúdos; Visão II que inclui a compreensão do conhecimento científico para a vida prática em sociedade e a Visão III, cujo destaque é a possibilidade de modificar as relações entre natureza, cultura e seres humanos por meio do ensino das ciências. A análise revela que os trabalhos selecionados se aproximam da Visão III, enfatizando a necessidade de uma educação científica que não só transmite conhecimento, mas também oportuniza aos alunos a construção de novos saberes para a utilização de forma crítica e transformadora na realidade em que habitam. Em suma, nessa visão a alfabetização científica é tomada como essencial para a promoção de uma cidadania ativa e consciente em uma sociedade cada vez mais complexa e tecnológica.


Palavras-chave


Alfabetização científica; Transformação social; Educação crítica; Cidadania ativa.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020