ESTATÍSTICA SEM CONTEXTO? UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DA LITERACIA ESTATÍSTICA NA PRODUÇÃO E CONSUMO DA INFORMAÇÃO (OU DESINFORMAÇÃO) A PARTIR DOS CONCEITOS DE FREQUÊNCIA ABSOLUTA E RELATIVA

Luiz Eduardo Rossatto, Magnus Cesar Ody

Resumo


Este estudo tem como tema a Educação Estatística. O objetivo é compreender e analisar as contribuições da literacia na produção e consumo da informação (ou desinformação) a partir dos conceitos de frequência absoluta e relativa. Cotidianamente, em função da tecnologia, as pessoas têm acesso a uma quantidade considerável de informações quantitativas. Ao visualizar uma manchete de jornal formada por um resumo quantitativo, as pessoas podem interpretar de diferentes formas. Isso depende do modo como as informações são compreendidas e constituem conhecimento e experiências em suas vidas. O problema de pesquisa consiste em responder a seguinte pergunta: quais as contribuições da literacia estatística na produção e consumo da informação (ou desinformação) a partir dos conceitos de frequência absoluta e relativa? Parte da pesquisa envolveu 15 estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Vale do Paranhana. Os dados  foram coletados por meio de um formulário  eletrônico formado por questões fechadas e abertas a fim de identificar conhecimentos de frequência absoluta e relativa encontrados em jornais digitais de circulação regional, estadual e nacional. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e exploratório. A análise de dados foi descritiva e interpretativa, por meio da Análise Textual Discursiva. Ocorrem lacunas por parte dos estudantes na identificação da frequência absoluta e relativa nas notícias, que podem atrapalhar a compreensão de determinada informação e gerar o compartilhamento equivocado de notícias.


Palavras-chave


Educação Estatística; Literacia Estatística; Informação e Desinformação; Frequência relativa e absoluta.



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020