ANÁLISE TRIANGULAR SOBRE PROBABILIDADE DE UM LIVRO DE HISTÓRIAS COM FOCO EM CONTEÚDO CURRICULAR

Emilly Diniz, Jaqueline Linxandrão

Resumo


Este estudo objetiva analisar um livro de histórias infantis com foco em conteúdo curricular considerando os referenciais teóricos do Letramento probabilístico (GAL, 2005), Demandas Cognitivas (BRYANT; NUNES, 2012) e Linguagem Probabilística (VÁSQUEZ; ALSINA, 2017). Para isso, iremos realizar uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, visando a exploração documental da obra por meio da triangulação das teorias que permitam a abordagem de noções probabilísticas. A partir dos resultados da exploração documental do livro “A very improbable story” (EINHORN, 2008) observamos que a obra aborda diferentes elementos presentes na triangulação das teorias, como os conceitos fundamentais, por meio da discussão de diferentes noções de aleatoriedade; o levantamento e quantificação, a partir de situações de levantamento de espaços amostrais individuais e compostos, a análise sobre as chances de ocorrencia de variados eventos por meio da relação parte-todo e a comparação de probabilidades, refletindo sobre as chances em dois espaços amostrais diferentes. Ainda explora diferentes aspectos da linguagem probabilística por meio de expressões verbais, números e esquemas. Além disso, a obra contribui para a exploração de noções probabilísticas em contextos familiares as crianças, na medida em que explora dois contextos diferentes, o comportamento humano, por meio da discussão sobre esportes, vestuário e alimentação, e os jogos de azar e apostas, a partir do sorteio de bolas de gude e moedas. Por fim, reafirmamos a crença de que a presença de aspectos pedagógicos em livros infantis não desvaloriza a obra, mas potencializa as compreensões dos estudantes, na medida em que a linguagem literária permite o desenvolvimento da imaginação, a construção de sentidos, além de ampliar o universo literário dos mesmos.

Palavras-chave


Probabilidade; Livros infantis; Ensino Fundamental; Anos Iniciais.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020