O ENSINO DE ESTATÍSTICA E AS SUAS ARTICULAÇÕES COM OS NÚMEROS RACIONAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DO 5º ANO

Priscila Bernardo Martins, Gilson Alves Ribeiro, Geovane Carlos Barbosa, Sidney Silva Santos, Simone Oliveira dos Santos

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir uma experiência em sala de aula envolvendo o ensino de Estatística com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da Rede Estadual da cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e que, para examinar a estrutura do processo de obtenção de informação, faz uso da triangulação de técnicas metodológicas. Os resultados gerados evidenciam que os estudantes conseguiram desenvolver a capacidade de construção de tabelas e gráficos de forma satisfatória, com uma articulação possível com o estudo dos números racionais. Além disso, foi possível oportunizar um protagonismo e a oportunidade de construírem, de forma colaborativa, os dados e a posterior análise. Em suma, essa experiência proporcionou conexões intra matemáticas possibilitando uma articulação entre os conteúdos estatísticos e a unidade temática números ao explorar os números racionais, contribuindo para que os estudantes pudessem vivenciar experiências dentro e fora da escola, favorecendo a construção de suas identidades e posturas críticas, éticas e responsáveis, apoiando-os para a formação integral e o exercício da cidadania.

Palavras-chave


Ensino de Estatística; Números racionais; Conexões intra matemática; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020