A MOBILIZAÇÃO DA TRANSNUMERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Anderson José Gomes Ferreira, Chang Kuo Rodrigues

Resumo


O tema deste artigo surgiu em meio a uma pesquisa sobre o pensamento estatístico nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na transnumeração e da construção de gráficos, sob a forma de uma Revisão Sistemática da Literatura. O objetivo é obter um panorama de produções acadêmicas sobre a adoção de procedimentos metodológicos e recursos didáticos diferenciados voltados à mobilização da transnumeração e ao desenvolvimento da habilidade de construção de gráficos por estudantes do Ensino Fundamental. Foram tomadas como fonte de pesquisa os artigos, as dissertações de mestrado e as teses de doutoramento contidos no Google Acadêmico e publicados no período de 2001 a 2020. Os resultados indicaram que as atividades realizadas advindas das pesquisas mostraram-se eficazes quanto à mobilização da transnumeração e ao desenvolvimento da habilidade de construção de gráficos. Do mesmo modo, contribuíram também para o desenvolvimento da literacia, do raciocínio e do pensamento estatístico. O êxito dessas práticas pedagógicas foi devido em grande parte à condução das atividades de acordo com os princípios do método estatístico.

Palavras-chave


Educação Matemática. Educação Estatística. Gráficos Estatísticos. Pensamento estatístico. Letramento Estatístico.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020