O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS CURRICULARES DA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO REFERENTE À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PELOTAS
Resumo
Neste artigo foram analisadas as evidências da promoção do Letramento Estatístico em documentos oficiais curriculares que norteiam a primeira etapa da Educação Básica com ênfase no município de Pelotas/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, cujas fontes de análise consistiram em documentos considerados essenciais na trajetória da Educação Básica, quais sejam: o RCNEI, as DCNEI, a BNCC, o RCG e o DOM. Dentre os avanços observados na história da Educação Infantil, destacam-se o rompimento do caráter assistencialista e o deslocamento de práticas “escolarizantes” para práticas que respeitem as identidades e pluralidades das crianças. Pôde-se constatar a compatibilidade entre Educação Estatística e Educação Infantil e, sobretudo, a necessidade da promoção do Letramento Estatístico nesse nível de ensino, visto que essa ciência está presente em atividades relacionadas à quantificação, classificação, comparação, ao desenvolvimento de pesquisas, à elaboração de questionários bem como a jogos e brincadeiras.
Palavras-chave
educação infantil; letramento estatístico; pesquisa documental
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020