PROMOVENDO O LETRAMENTO ESTATÍSTICO E A CONSCIÊNCIA SOCIAL: Uma Proposta para o Ensino Médio

Maria Cristina de Souza Santos, Dionei de Souza Lessa, Levy de Oliveira Coelho, Alaide Cecília de Lima, Marta Élid Amorim

Resumo


O presente artigo apresenta a proposta de uma Sequência de Ensino que combina elementos do Ciclo Investigativo de Wild e Pfannkuch, da Educação Matemática Crítica de Skovsmose e do Letramento Estatístico de Gal. Essa proposta pedagógica é orientada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” e alinhada com as diretrizes da BNCC para promover o desenvolvimento de habilidades estatísticas em turmas da Educação Básica. A pesquisa concentra-se na mobilização social, utilizando o tema como contexto de investigação para estimular a reflexão crítica sobre os direitos trabalhistas e o uso da carteira de trabalho digital. A Sequência de Ensino elaborada apresenta atividades direcionadas para o Letramento Estatístico, visando a aprimorar a Educação Matemática Crítica dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de modo integrado com a prática da carteira de trabalho, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre seus direitos e responsabilidades trabalhistas bem como de prepará-los para uma futura inserção no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Letramento Estatístico; Ciclo Investigativo; Educação Matemática Crítica; Sequência de Ensino

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020