CONHECIMENTOS DE PROBABILIDADE SUBJETIVA APRESENTADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Anderson Rodrigo Oliveira da Silva, José Ivanildo Felisberto de Carvalho

Resumo


Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado que analisou os conhecimentos de probabilidade subjetiva de estudantes do Ensino Médio por meio da aplicação de um questionário. Para isso, o mesmo foi elaborado contemplando duas faces do significado subjetivo: a probabilidade como grau de crença e a utilização de algoritmos probabilísticos para embasar opiniões a respeito de um evento. O estudo se caracteriza como qualitativo, de natureza de campo. Participaram da pesquisa 10 estudantes de Ensino Médio de uma escola pública localizada no agreste de Pernambuco. Os resultados apontam para uma compreensão satisfatória dos estudantes em relação às variações do significado subjetivo de probabilidade, com maior dificuldade voltada à elaboração dos cálculos probabilísticos. Constataram-se subsídios que apontam para o avanço das discussões sobre o ensino de probabilidade em sala de aula. Uma das fragilidades apresentadas nessa pesquisa, é a não vivência de um processo interventivo sobre probabilidade subjetiva, o que acreditamos que seria de grande ajuda na compreensão de suas variações concernetes ao aprendizado dos estudantes.

 


Palavras-chave


educação probabilística; ensino médio; probabilidade subjetiva

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020