A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ROLE PLAYING GAME: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE

Gustavo Gomes Melo, Jamille Vilas Bôas

Resumo


O presente artigo tem o intuito de apresentar uma proposta didática para turmas de terceiro ano do Ensino Médio, essa se baseou na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas utilizando o Role-Playing Game (RPG) como contexto para o ensino de probabilidade. Deste modo, realizamos um levantamento bibliográfico de artigos sobre o ensino de probabilidade na educação básica e contextualizamos o conteúdo com o RPG. Além disso, discutimos sobre a utilização da resolução e formulação de problemas no ensino de probabilidade, apresentando quais ideias direcionaram o desenvolvimento da nossa proposta e justificando a escolha do RPG. A proposta foi desenvolvida com base nos dez momentos presentes Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, porém foi indicado como pode ser aplicada em sala de aula e quais nossas expectativas. Espera-se que essa proposta motive os estudantes na introdução do conteúdo e probabilidade e eles aprendam como identificar os espaços amostrais, os eventos e além de cálculos de probabilidades sobre espaços equiprováveis.


Palavras-chave


Resolução de Problemas; RPG; Ensino de Matemática; Probabilidade.



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020