Estado do Conhecimento acerca do ensino de representações gráficas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ketlen de Castro da Silva

Resumo


Esse artigo integra uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e apresenta como objetivo: realizar um Estado do Conhecimento, a partir de publicações acadêmicas, a fim de identificar o ensino de representações gráficas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Desse modo, em buscas que compreendem o período de 1997 a 2023, foram recuperados 15 trabalhos, sendo 1 tese e 14 dissertações. Logo, tais trabalhos formaram o corpus desta pesquisa, apresentando aspectos que sinalizam a importância do ensino de representações gráficas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para o desenvolvimento e a potencialidade da criticidade por meio do ensino de estatística.  

Palavras-chave


Representações gráficas; educação estatística; anos iniciais; pesquisas acadêmicas; estado do conhecimento



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020