LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL_UM MAPEAMENTO SOBRE O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS

Leila de Souza Mello, Elaine Corrêa Pereira, Celiane Costa Machado, Liliane Silva de Antiqueira, Mauren Porciúncula Moreira da Silva

Resumo


A Estatística, no Brasil, sempre foi muito associada ao trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na Educação, ela foi introduzida em 1997, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas somente em 2017, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toma força, por seu caráter normativo. Para entender melhor o assunto, este artigo teve como objetivo identificar o que se mostra sobre o Letramento Estatístico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, por meio de uma pesquisa qualitativa, foi realizado um mapeamento, buscando por trabalhos científicos que versavam sobre o assunto, em diferentes repositórios. Os principais resultados encontrados é que ainda existem poucos trabalhos sobre o tema e muitos deles abordam a importância de proporcionar cursos de formação continuada sobre esse assunto, para os professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, consideramos importante investigar mais sobre quais saberes os professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental precisam mobilizar para que possam desenvolver as habilidades necessárias ao Letramento Estatístico nos estudantes.


Palavras-chave


A Estatística, no Brasil, sempre foi muito associada ao trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na Educação, ela foi introduzida em 1997, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas somente em 2017, com a Base Nacional Comum C

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020