CONCEITOS EMERGENTES NO CONTEXTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UM CONTRIBUTO TEÓRICO

Eliana Santana Lisbôa, João Batista Bottentuit Junior, Clara Pereira Coutinho

Resumo


Vivemos numa sociedade pós-industrial que traz consigo características próprias como, por exemplo, o atribuir valor acrescido ao trabalho intelectual, à criatividade e à desterritorialização do espaço físico, visto que, com as tecnologias digitais, pode-se realizar uma actividade ao mesmo tempo em vários espaços físicos diferenciados. Para caracterizar a aprendizagem nestes novos contextos e espaços para a construção e partilha do conhecimento em ambientes mediatizados pelas tecnologias, surgiram uma série de novos conceitos, designações e referenciais teóricos que importa definir e sistematizar. Esse será o objectivo do presente texto onde abordaremos, em linhas muito gerais, os conceitos de Aprendizagem Informal, Aprendizagem Colaborativa, Conectividade e Conectivismo e, por fim, o Construtivismo Comunal.

Palavras-chave


Tecnologias, aprendizagem, colaboração, conectividade

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020