As redes sociais e a aprendizagem inicial de graduandos em ciências contábeis

Douglas Colares da Silveira, Débora Gomes de Gomes, Alexandre Costa Quintana, Rodrigo Nobre Fernandez

Resumo


Este estudo analisou quais os efeitos do uso das redes sociais na aprendizagem de estudantes, tendo o nível inicial de aprendizagem como contexto de análise desses efeitos e o desempenho acadêmico como indicador, com base nos estudos de Wakefield e Frawley (2020). A coleta de dados foi operacionalizada por meio documental e de uma survey com 67 graduandos de Ciências Contábeis, de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. Os resultados indicam que, perante a amostra da pesquisa, não se pode comprovar efeitos do número de horas de uso das redes sociais, gênero, idade e condição profissional no desempenho acadêmico medido e, consequentemente, na aprendizagem inicial dos alunos. Entretanto, pode se concluir que utilizar as redes sociais com finalidade específica relacionada ao ambiente acadêmico possui relação inversamente proporcional com o desempenho acadêmico, no nível inicial de aprendizagem inicial. Destaca-se também que o uso das redes sociais implica na educação com pontos positivos e negativos e que informações de todo o tipo e gênero de conteúdo disputam espaço com a palavra do professor, resultando em distrações para os alunos e substituição do tempo dedicado ao ensino para outras tarefas.

Palavras-chave


Redes Sociais; Aprendizagem; Graduação em Ciências Contábeis



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020