Tendências das produções sobre o ensino de Biblioteconomia na modalidade a distância no Brasil
Resumo
Estudo que objetiva mapear as tendências das produções científicas publicadas no âmbito da Ciência da Informação, na perspectiva de apresentar o cenário do processo de desenvolvimento e implementação dos cursos de Biblioteconomia na modalidade a distância no Brasil. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que se vale das diretrizes de uma revisão sistemática da literatura, com recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 e 2022, cujo corpus documental, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foi composto por 16 (dezesseis) artigos publicados em periódicos do campo da Ciência da Informação. Aborda o ensino de Biblioteconomia no Brasil, bem como contextualiza a modalidade de Ensino a Distância na organização educacional nacional. Destaca a concentração desses cursos na região sul, tendo a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Universidade de Chapecó como pioneiras na formação do bibliotecário na EaD. Os resultados evidenciam que o ensino a distância tem uma série de desafios pela frente, dentre eles a estruturação dos currículos e dos materiais didáticos para a referida modalidade, além da formação de professores conteudistas capazes de adaptar as estratégias de aprendizagem e procedimentos de ensino já eficazes no modelo presencial. Percebeu-se um número ainda escasso de trabalhos que apresentem experiências efetivas do ensino de Biblioteconomia EaD.
Palavras-chave
ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020