A PANDEMIA DO COVID 19 E O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA MODALIDADE EaD: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DAS ALUNAS DA UEMA CAMPUS SÃO BENTO

Fatima de Jesus Soares Correa, Wendel Vinicius de Freitas Santos

Resumo


A Educação a Distância (EaD) permite que os alunos e profissionais possam estar em qualquer tempo e espaço geográfico no qual se utiliza as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para ensinar e aprender. A EaD possibilita a educação em níveis de graduação e pós-graduação, técnico, profissionalizantes, livres, extensão e preparatórios, entre eles se destaca o curso de Licenciatura em Pedagogia que apresenta segundo o Censo Escolar 2021, são 816.314 matrículas nesta modalidade. Este artigo aborda um recorte da monografia “Licenciatura em Pedagogia na UEMA Campus São Bento: desafios e perspectivas em tempos de pandemia do Covid-19”, no qual visa avaliar a metodologia de aprendizagem da UEMA na perspectiva dos alunos do referido curso. A pesquisa se fundamenta na história da EaD no Brasil e suas relações com a Pedagogia bem como o papel da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) na mediação da aprendizagem na pandemia. A metodologia trata de um estudo de caso no qual foi aplicado questionário misto a 14 alunas do curso, cuja análise foi textual discursiva. Os resultados apontam que a pandemia afetou a aprendizagem das alunas no que refere ao rendimento escolar e desenvolvimento de psicopatologias bem como os procedimentos didáticos e os profissionais da UEMA contribuíram para mudanças e condução da EaD.

 

 


Palavras-chave


Educação a Distância; pedagogia;covid-19;aprendizagem.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020