POTENCIALIDADES DO OBJETO DE APRENDIZAGEM VISIBLE BODY PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE

Ibsen Mateus Bittencourt, Lillian Kelly Figueiredo, Ivanderson Pereira

Resumo


Este estudo busca evidenciar as contribuições que a ferramenta Visible Body oferece ao processo de ensino e aprendizagem, bem como suas potencialidades na educação online. Essa investigação parte de uma pesquisa exploratória do objeto de aprendizagem – OA Visible Body, propondo uma estrutura para aplicação e uso desta ferramenta em cursos online. Neste sentido, os objetivos propostos são: pontuar algumas referências para a aplicação significativa desta ferramenta na educação online e verificar como é estruturado o ambiente virtual de aprendizagem Visible Body, observando a utilização das ferramentas de interação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Os instrumentos de investigação são norteados segundo a abordagem metodológica de estudo de caso, analisando o processo das ações e funções do OA a serem desenvolvidas na educação online. O estudo envolve as seguintes etapas: estudo teórico/bibliográfico e análise de conteúdo. Concluindo que a investigação colabora com novas discussões acerca do desenvolvimento de cursos no âmbito da educação online, mediatizados por ambientes virtuais de aprendizagem, sinalizando para que a formação seja baseada em um processo de ensino e aprendizagem dialógico.

Palavras-chave


Visible Body; Ensino e aprendizagem; Objeto de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020