Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância

Edison Trombeta de Oliveira, Nadia Rubio Pirillo, Murilo Calina Bompani, Maria Luiza Marques Schiavon

Resumo


O termo engajamento tem sido amplamente utilizado em contextos educacionais, principalmente aqueles que envolvem o uso de tecnologias digitais para mediar os processos de ensino e de aprendizagem. Nota-se, nesse âmbito, que um estudante engajado é tido como ideal. Entretanto, as noções de engajamento dentro do campo da Educação parecem ainda estar pouco definidas, com o termo sendo utilizado como sinônimo para ações que envolvem algum tipo de participação ou ação do estudante. Assim, este estudo bibliométrico busca verificar quais são as noções trazidas na pesquisa acadêmica brasileira que abarca o engajamento na educação a distância em nível superior. Para isso, realizou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos termos “engajamento”, “ensino superior” e “educação a distância”. Entre as teses e dissertações que compõem o resultado obtido, foi possível perceber que o engajamento aparece junto de termos como dedicação, motivação e envolvimento, por exemplo. Assim, pode-se concluir que as noções de engajamento na educação a distância em nível superior na pesquisa acadêmica brasileira estão associadas às ações de participação do estudante que podem ser mensuráveis ou observáveis ao longo da oferta.


Palavras-chave


Engajamento do estudante; Educação a Distância; Educação Superior; Participação do estudante; Tecnologia Educacional

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020