Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD
Resumo
Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020