Avaliação de um MOOC sobre elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD

Matheus Sales Ferreira Lima, Francenilde Silva de Sousa, Paola Trindade Garcia, Deysianne Costa das Chagas, Cadidja Dayane Sousa do Carmo, Karoline Corrêa Trindade, Mizraim Nunes Mesquita, Ana Emília Figueiredo de Oliveira

Resumo


Este artigo traz uma reflexão sobre planejamento pedagógico a partir da avaliação de um curso aberto online massivo. Assim, o objetivo foi o de avaliar o curso Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EaD a partir da satisfação e desempenho dos egressos do curso. Foi realizado um estudo descritivo-analítico com 844 egressos do curso. Dados sociodemográficos, de satisfação e de desempenho foram coletados por três instrumentos inseridos no ambiente virtual de aprendizagem. Foram realizadas análises descritivas, para caracterização e descrição da satisfação dos egressos, e inferenciais, por meio de testes estatísticos, para avaliação do desempenho dos egressos. Assim, este artigo corrobora com a relação entre avaliar e os resultados da avaliação serem vistos como espelho do planejamento, ação e reflexão de cursos nesse formato.


Palavras-chave


Educação a Distância. Curso Aberto Online Massivo. Avaliação.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020