A TUTORIA A DISTÂNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE EAD: UM RECORTE DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Vladimir Félix dos Santos, Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma monografia, a qual objetivou compreender como se apresentam as pesquisas científicas brasileiras que abordam a tutoria a distância no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico no qual se utilizou o mapeamento na pesquisa educacional como princípio metodológico. Para tanto, buscou-se no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e na Biblioteca Digital de teses e Dissertações. Foram consideradas como corpus de análise oito pesquisas, sendo seis dissertações e duas teses, as quais foram analisadas de acordo com os procedimentos da Análise de Conteúdo, elencando-se duas categorias emergentes: a) o tutor e suas ações pedagógicas; b) material didático para EaD. Os resultados mostram que as pesquisas tratam, ou sobre o papel do tutor enquanto professor e mediador da aprendizagem dos estudantes, abordando seus saberes e fazeres, além de questões como afetividade e emoções nas relações entre os envolvidos na EaD; ou questões sobre a elaboração ou desenvolvimento de materiais didáticos para os cursos de EaD, as quais mostram a importância da reflexão para a elaboração desses materiais, e que estes precisam considerar o estilo de aprendizagem dos estudantes e não serem apenas transpostos do presencial, e sim elaborados considerando as especificidades da EaD.


Palavras-chave


Educação a Distância; Licenciatura em Matemática; Tutoria a Distância; Mapeamento.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020