ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL

Me. Giovanni Ferreira de Farias

Resumo


Este artigo apresenta um estudo comparativo entre um curso originalmente presencial e sua versão com suporte de recursos de educação a distância. No curso de Macromedia Flash, totalmente presencial, a metodologia de ensino era convencional, baseada em aulas expositivas seguidas de exercícios práticos, suportados por material didático impresso. Sua versão incrementada, o conteúdo programático, a carga horária e o perfil de aluno não foram alterados, porém o material didático passou a ser distribuído eletronicamente via Internet, em forma de arquivos animados em Flash. Estes arquivos apresentavam a dinâmica da interação usuário-computador no uso do software aplicativo: com movimento do ponteiro, escolha de opção de menu, preenchimento de campos de formulário; misturados a caixas e balões de textos explicativos onde as observações de cada passo dado eram apresentadas ao aluno. O curso foi ministrado em sua versão original e em sua versão suportada por educação a distância, sendo os resultados das avaliações práticas e teóricas dos alunos apresentados aqui, suscitando um conjunto de interpretações e conclusões sobre a validade do método educacional, bem como suas vantagens e limitações.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020