Gestão do tempo em um Curso de Graduação a Distância: entre rupturas e possibilidades

Leandro de Oliveira Silva, Deise Ferreira Fernandes Paes, Juliana Lopes Moraes

Resumo


O tempo faz parte da existência humana, e sua influência sobre as diferentes atividades diárias não pode ser ignorada. A relação do ser humano com o tempo se intensificou com a invenção de calendários e relógios, instrumentos que buscam medi-lo e controlá-lo. Na educação, incluindo a educação a distância, é essencial aprender a gerenciar o tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes aspectos da gestão do tempo em um curso de Ciências Biológicas a Distância, sob a ótica de alunos e ex-alunos. Para isso, foram elaborados dois modelos de questionários, buscando coletar dados sobre diferentes aspectos do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa. Como razões para a escolha da educação a distância, a questão financeira e a flexibilidade de tempo foram apontadas pela maioria dos participantes.  A maioria dos ex-alunos e formandos afirmou dedicar mais de oito horas semanais aos estudos. Enquanto a maioria dos ex-alunos considerou esse tempo satisfatório, metade dos formandos considerou insatisfatório. A maioria dos participantes afirma acessar o ambiente virtual do curso mais de oito vezes por semana. Em relação aos principais fatores a incidirem sobre o tempo, ex-alunos apontaram os estudos, enquanto formandos se dividiram igualmente entre estudo, trabalho e família. A maioria dos ex-alunos afirma dedicar mais de quatro horas diárias às redes sociais, enquanto que a maioria dos formandos apontou apenas  uma hora. Todos afirmam fazer a gestão do tempo, priorizando atividades. Com este estudo esperamos contribuir para uma melhor compreensão da gestão do tempo na educação a distância.

Palavras-chave


Ensino Superior; Ciências Biológicas; EaD; Gestão do tempo

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020