DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Dimara Paulino da Silva, Judith Amorim Zollner Viviani, Ivani Martins Ribeiro, Maria Christina Izidoro, Sandra Aparecida Santos de Andrade

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos do processo de alfabetização da criança, além de procurar argumentos que expliquem as dificuldades de alfabetização e o papel da escola no contexto da alfabetização que visa à preparação do aluno para a cidadania. A coleta de dados foi feita com auxílio da pesquisa bibliográfica. Questões como alfabetização e letramento, aprendizagem da leitura e escrita pela criança e as principais dificuldades encontradas no processo de alfabetização são assuntos abordados neste estudo, que se justifica pela necessidade de discutir e refletir sobre o papel da escola e do professor quanto à prática pedagógica e ao desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave


alfabetização; letramento; desenvolvimento

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020