CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA

Ivan Rêgo Aragão, Eunice Aparecidsa Borsetto

Resumo


O presente artigo tem como objeto de estudo a boneca Abayomi. Amuleto de afetividade, memória e proteção, confeccionado por mulheres e crianças, vítimas do processo de mão de obra escrava empreendida pelo Império Português. Produzidas a partir de nós e tranças, em pequenas tiras de tecido preto e colorido, sem expressões de fisionomia, abrangendo assim todas as etnias vindas de África para o Brasil. Nesse contexto, o estudo teve como objetivos principal e específicos: analisar a percepção dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes, a partir da produção da boneca abayomi; demonstrar a relevância da aprendizagem significativa pelo uso da metodologia ativa escolhida (Cultura Maker) e identificar os conceitos basiladores da disciplina Cultura Afrobrasileira e Indígena. Foi a partir da metodologia Cultura Maker e pesquisa bibliográfica, que se analisou o contexto da aprendizagem significativa dos depoimentos dos discentes, após elaboração do produto final da atividade. 

 


Palavras-chave


Boneca Abayomi. Aprendizagem Significativa. Cultura Afro-brasileira e Indígena.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020