O ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA DE MOBILIDADE SOCIAL

Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva

Resumo


O presente trabalho aborda os principais aspectos estatísticos da modalidade do Ensino a Distância (EaD) para as Instituições de Ensino Superior, tornando-se uma alternativa desta modalidade, principalmente para discentes de baixa classe social. Apresenta-se dados estatísticos do Instituto SEMESP, ABED, INEPE e Pnad-Contínua do IBGE, discutidos a luz da literatura sobre a modalidade de ensino EaD e a educação superior como mobilidade social. A partir dos aspectos da modalidade de ensino a distância, pretende-se discutir novas estratégias para diminuir o fenômeno da evasão, demonstrando através dos resultados encontrados na literatura e nas bases estatísticas que os fatores de adesão para este tipo de graduação estão relacionados a fatores econômicos, sociais, flexibilidade de horário, logística, acessibilidade e a possibilidade de conciliar trabalho com os estudos.


Palavras-chave


Educação a Distância. Desigualdade Social. Evasão Escolar. Mobilidade Social.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020