A EDUCAÇÃO MEDIADA PELO USO DO SMARTPHONE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Elisabeth dos Santos Tavares, Michel da Costa, Aparecido Fernando da Silva

Resumo


A sociedade contemporânea está inserida na era da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, e se apropria cada vez mais da linguagem digital e novas abordagens surgem nas relações com o outro. No contexto educacional, a TIC pode mediar a construção do conhecimento e a interação com alunos como recurso de auxílio no processo de ensino e de aprendizagem. A utilização da tecnologia móvel tem proporcionado mudanças em vários segmentos da sociedade. Os dispositivos móveis digitais – smartphones – modificam a utilização dos celulares, quanto à interação com o outro, alterando a forma de comunicação no trabalho, no consumo, na diversão e na aprendizagem. A denominada “geração digital”, que nasce, cresce, aprende e vive conectada está inserida a um mundo digital, repleto de informações circulantes e mutantes, acessíveis e impulsionadas pela utilização de dispositivos digitais móveis.

 

PALAVRAS-CHAVE: Smartphone; Formação de professores; Ensino fundamental.

 


Palavras-chave


Smartphone;Formação de professores; Ensino fundamental

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1