INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BIG DATA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPACTOS DOS APLICATIVOS MATIFIC E KHAN ACADEMY NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA BNCC

ÁLAZE GABRIEL DO GABRIEL DO BREVIÁRIO, DENISE OLIVEIRA DA ROSA, ADRIANA CUNHA MACEDO, ANA PAULA LISBOA FERREIRA LEXY, FLÁVIA ADRIANA SANTOS REBELLO

Resumo


Este estudo investiga o impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), baseadas em Inteligência Artificial e Big Data, no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos em estudantes da Educação Básica, conforme os objetivos da BNCC. No contexto educacional brasileiro, o uso de ferramentas como Matific e Khan Academy apresenta-se como uma inovação, mas enfrenta desafios relacionados à infraestrutura e à formação docente. A pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia dessas tecnologias na promoção de autonomia e engajamento dos alunos. Metodologicamente, o estudo adotou o paradigma neoperspectivista giftedeano e empregou o método hipotético-dedutivo, integrando teorias como a Aprendizagem Ativa, Teoria Sociocultural, Teoria do Flow e Teoria da Autodeterminação. A condução de uma Revisão Bibliográfica e Documental Narrativa, com consulta às bases SciELO, ERIC, Web of Science e Scopus, resultou na análise de 45 estudos relevantes. Os achados indicaram que as TDICs promovem autonomia e engajamento, desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico e confiança dos alunos. As lacunas incluem o acesso desigual e a necessidade de políticas inclusivas, enquanto as limitações envolvem barreiras de infraestrutura e formação. A pesquisa contribui ao fornecer insights teóricos e práticos para o uso de IA e Big Data no ensino, agregando valor para gestores, educadores e futuras pesquisas sobre educação matemática inclusiva e digital.



ISSN - 2447-8377 -