ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE PÓS-GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Ermano Batista Costa, Halysson Oliveira Dantas, Tainá Macedo Vale

Resumo


A identificação dos estilos de aprendizagem facilita a conexão dos indivíduos, ao passo que a compreensão desses estilos traz impacto nas aulas virtuais, é indispensável que os ambientes digitais propiciem aprendizagem significativa. Com isso, buscou-se analisar os estilos de aprendizagem de pós-graduandos em Educação à Distância em relação ao material didático e atividades do curso. A pesquisa descritivo-exploratória usou a abordagem quanti-qualitativa e ocorreu entre janeiro-fevereiro de 2019. A coleta de dados foi pelo questionário VARK online. A comunicação pesquisador-participante deu-se via e-mail e/ou WhatsApp. Os dados dos 72 participantes foram inseridos na planilha Excel e analisados por algoritmos. Posteriormente, as informações foram submetidas à estatística descritiva e a técnica de análise de conteúdo aplicada sobre o material didático e atividades. O perfil predominante na pesquisa foi gênero feminino 52(72,20%), participantes dos polos de Iguatu 24(33,30%) e Russas 22(30,60%), graduação principal em Letras 16(22,22%), Pedagogia 10(13,89%) e formação média de 7 anos, 41(56,94%) concluindo a primeira especialização. Dos 11 estilos de aprendizagem encontrados, o mais prevalente foi VARK Type One 33(45,83%), V mild e K mild 8(11,11%), cada. As respostas tomadas diante das questões tiveram tendência a ler/escrever e sinestesia enquanto alunos e variaram se professor. O material de didático pareceu de acordo com os estilos de aprendizagem dos participantes. As atividades propostas estavam mais ligadas à leitura/escritura, havendo a necessidade de avalações contendo recursos audiovisuais. É necessário o professor readaptar as formas preferidas de ensinar e diversificá-las, dado aos diferentes estilos de aprendizagens dos alunos e que esses adaptem suas estratégias de estudo alinhadas com suas preferências.


Palavras-chave


Educação à Distância; Estilo de Aprendizagem; Material Didático; Teoria da Aprendizagem

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1