AFETIVIDADE NA ATUAÇÃO DE UM TUTOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Ricardo Shitsuka, Dorlivete Moreira Shitsuka, Adriana Soares Pereira

Resumo


RESUMO

A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade educacional na qual existe uma grande evasão escolar. Uma das formas de minimizar a perda de alunos é por meio do trabalho tutoral uma vez que o tutor é o profissional que atua junto aos alunos de modo a poder incentivar a participação e aprendizagem dependendo da sua forma de atuação. O objetivo do presente artigo é apresentar um trabalho de pesquisa-ação no qual um tutor que inicialmente trabalha em curso de Administração de modo behaviorista e, após uma reunião sobre as dificuldades dos alunos, o tutor decide em conjunto com os alunos, atender as reivindicações e passa a trabalhar de modo histórico social vygotskyano incentivando a interatividade, a afetividade e as trocas sociais por meio do trabalho forense. Houve o sucesso com a turma e o aprendizado de todos envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: Interatividade; Tutoria; Atuação tutorial; Ensino a distância; Fórum.

 

ABSTRACT

Distance educacion (DE) is an educational modality in wich there is a big school loss of students. A way to minimize the loss of students is by means of the tutoral job as the tutor is the professional that works direct with students in a way to incentive interaction and learning depending on the way he acts. The objective of this article is to present an action-research in witch the tutor previouslly was working in an Business Administration course in a behaviorist way and, after the claiming of the students the tutor decided together with the students to pay attention to the claimming and he began to work in a vygotskyian mode in an historic social way incentivating the interactivity, affectivity and social changes by means of a forensic work. There was a successfull work with students and the learning occurred in all involved actors.

KEYWORDS: Interactivity; Tutoring; Tutor actuation; Distance education; Forum.

 

RESUMEN

La Educación a Distancia (EAD) es una modalidad educativa en la que existe una gran evasión escolar. Una de las formas de minimizar la pérdida de alumnos es por medio del trabajo tutoral una vez que el tutor es el profesional que actúa junto a los alumnos para poder incentivar la participación y el aprendizaje dependiendo de su forma de actuación. El objetivo del presente artículo es presentar un trabajo de investigación-acción en el cual un tutor que inicialmente trabaja en curso de Administración de modo conductista y, después de una reunión sobre las dificultades de los alumnos, el tutor decide en conjunto con los alumnos, atender las reivindicaciones y pasa a trabajar de modo histórico social vygotskyano incentivando la interactividad, la afectividad y los intercambios sociales a través del trabajo forense. Hubo el éxito con la clase y el aprendizaje de todos los involucrados.

PALABRAS CLAVE: Interactividad; Tutoría; Actuación tutorial; Enseñanza a distancia; Foro.

 


Palavras-chave


Interatividade; Tutoria; Atuação tutorial; Ensino a distância; Fórum.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1