APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE TUTORES ON-LINE, COM ÊNFASE NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVA

Priscila da Silva Rodrigues Machado

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal trazer um estudo introdutório sobre o tema: construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagens – AVA’s – utilizando-se de instrumentos de afetividade como forma de aproximar tutor e educando. Limita-se a disponibilizar tais conhecimentos e não propõe nenhum modelo de AVA, apenas oferece subsídios para que sejam desenvolvidos novos AVA’s que priorizem além do desenvolvimento cognitivo, as relações interpessoais, como meio favorável para uma aprendizagem significativa. Utiliza recursos bibliográficos de fontes diversas: teórica, legal e documental; fundamentando seus pressupostos em variados autores que realizaram importantes pesquisas em diferentes campos do conhecimento, como a psicologia, a história da aprendizagem, a educação à distância; assim como o embasamento legal vigente. Ressalta-se, também, uma reflexão sobre as diferentes funções exercidas pelo tutor on-line, que é o elo da relação ensino-aprendizagem proposta pelo AVA.

Palavras-chave


Teorias da aprendizagem. Legislação. Funções do tutor. Afetividade. Ética.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1