AÇÕES COLABORATIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES.

João Carlos Rossi

Resumo


RESUMO: É sabido que a Educação a Distância (doravante, EaD) vem crescendo significativamente ao longo dos anos, favorecendo a democratização do ensino em tempos e espaços diferentes. Desse modo, tendo em vista a preocupação com essa modalidade de ensino, deve-se garantir a formação continuada de todos os sujeitos envolvidos nesse processo. À vista disso, a partir de reflexões realizadas, definiu-se como objetivo deste artigo, refletir sobre a formação continuada de tutores, uma vez que a atividade de tutoria requer do profissional, mediação colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. Para atender ao proposto, ancorou-se o estudo bibliográfico em autores como Alarcão (1998), Costa-Hübes (2008), Esteves e Rodrigues (1993), Magalhães (2004), Demo (1998), dentre outros, a fim de aquecer as discussões e fundamentá-las. A partir das pesquisas, fica evidente que a formação continuada é uma prática necessária para tutoria, uma vez que subsidia o profissional a mediar o processo de aprendizado do aluno, de forma critica e colaborativa, por meio do suporte online.

Palavras-chave


Tutor Online. Formação Continuada. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ensino a Distância. Tutoria.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020