EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE UM PONTO DE VISTA CRÍTICO

Paulo Santana Júnior Borges

Resumo


Este artigo visa defender e elaborar um plano de aula que contemple a demanda de uma educação financeira. Tem como objetivo problematizar essa demanda cada vez mais comum por uma educação financeira a partir de situações de aprendizagem em que os próprios alunos poderiam expor suas posições a respeito da importância desse tema. Através de uma abordagem interdisciplinar, mesclando os conhecimentos matemáticos com reflexões sociais sobre a pertinência da Educação Financeira, acreditamos poder pensar um modo de contemplar as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sem renunciar à perspectiva de uma Matemática crítica compartilhada por Skovsmose (2001) e Lopes da Cunha (2014). Apresenta-se uma proposta de sequência didática que com reflexões interdisciplinares problematizem a matemática financeira como estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo e que fomentem nos alunos a autonomia para decidir qual educação financeira lhe seria mais pertinente.

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ISSN: 2965-8128