O ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSIDERAÇÕES DE PAIS E PROFESSORES DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA

Marcela Vitória Oliveira Lisboa, Alice Antunes Amado, Thaynara Lima da Silva, Michel da Costa, Maria da Graça Pimentel Carril

Resumo


O presente artigo retrata uma pesquisa qualitativa realizada nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista - São Paulo, cujo objetivo foi compreender as variáveis acerca do ensino da matemática de maneira remota, em  escolas privadas e públicas, descrevendo a atual situação neste ano 2020, dos educadores, educandos e dos pais em aulas remotas, que foram impulsionados mediante ao momento atípico provocados pela pandemia do COVID- 19 e seus efeitos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Verificou-se que antes a tecnologia pouco abordada em sala de aula, tornou-se  uma grande aliada nesses tempos de contingência, instigando-nos a pesquisar sobre como estava ocorrendo essa transição do ensino presencial para o remoto nos anos iniciais no componente de matemática. Assim, o presente trabalho buscou esclarecer como tem se dado esse processo de aprendizagem e o uso da tecnologia, dando voz e representação social aos pais e professores.

 

 

Palavras-chave: Ensino remoto, Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino e Aprendizagem.


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ISSN: 2965-8128