ALIMENTAÇÃO E DEPRESSÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Elaine Cristina dos Santos Giovannini, Gislene Santos, Larissa Gomes, Laryssa Novais, Marcus Vinícius Pita, Nadya Murade, Eliane Marta Quiñones, Nayara Cavalcanti Ares

Resumo


A depressão é uma alteração do humor, e ocorre em todas as faixas etárias. O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico sobre os fatores que causam a depressão. Foram utilizados artigos científicos para o desenvolvimento a fim de obter algumas considerações a partir da revisão literária. Foi demonstrado através de pesquisas e estudos que essa doença atinge pessoas de diferentes classes sociais e de diversas idades.
Em crianças o problema está ligado principalmente à obesidade, má alimentação, muitos alimentos industrializados, refrigerantes e doces. Em adolescentes se agrava, pois é um período de aceitação e transformação do corpo, e na fase adulta os fatores externos, vida corrida e estresse, podem demostrar depressão. No pós-parto as mudanças, medos e alterações hormonais também estão bem presentes nos casos de depressão.
Em todos os casos, estudos apontam que uma alimentação rica em vitaminas, com alimentos corretos em doses especificas podem amenizar os sintomas e até prevenir a doença.

Palavras-chave: Depressão, Crianças, Adolescentes, Adultos, Pós-Parto, Alimentação.

Texto completo:

PDF


ISSN - 2525-5827