CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA EM PRÉ-SERVIÇO ATRAVÉS DA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA
Resumo
Nesse artigo visamos refletir sobre a formação de professores de língua materna em pré-serviço, dando ênfase as contribuições do ensino de literatura no ensino superior e o que essa prática implicará na atuação profissional dos professores posteriormente. Partindo do pressuposto da pesquisa narrativa, de cunho qualitativo, observa-se a grande importância que a tessitura da própria trajetória tem em toda e qualquer pesquisa, da maneira em que trás fatos reais e concretos da vida e do trajeto profissional. Foi possível constatar que a literatura não esteve presente em frequência no ensino médio da colaboradora/autora da narrativa, e que o contato com o texto literário no ensino superior possibilitou uma grande transformação na sua identidade pessoal e profissional, uma vez apresentando as características da literatura que contribuem em grande escala na formação humanística e intelectual dos alunos.
Palavras-chave
Formação de Professores; Pesquisa Narrativa; Ensino de Literatura