O impacto da inteligência artificial nos processos educacionais e pedagógicos

BRUNA Vieira dos Santos

Resumo


Este trabalho explora o impacto da Inteligência Artificial (IA) nos processos de ensino e aprendizagem, com o objetivo de entender como a IA pode potencializar a aprendizagem em ambientes educacionais. Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica, o estudo revisa e analisa dez trabalhos significativos, incluindo artigos científicos brasileiros e estrangeiros, revistas científicas e livros. A revisão da literatura revela que a IA tem o potencial de transformar significativamente a educação ao personalizar o ensino, adaptar o currículo às necessidades individuais dos alunos e criar ambientes de aprendizagem conectados. Estudos apontam que a gamificação, impulsionada por IA, pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, enquanto o ensino híbrido oferece flexibilidade e personalização. No entanto, desafios como o acesso equitativo à tecnologia, capacitação docente e segurança de dados devem ser abordados para garantir a eficácia e a inclusão no uso da IA na educação. As conclusões sugerem que, apesar dos desafios, a IA apresenta oportunidades promissoras para melhorar a qualidade da educação e o desempenho dos alunos.

Palavras-chave


: Inteligência Artificial. Educação. Aprendizagem. Processos Pedagógicos. Tecnologia Educacional.



ISSN - 2447-8377 -