BULLYING E MATEMÁTICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS-RJ

Augusto Schwager Carvalho, Adriana da Silva Lisboa Tomaz

Resumo


O presente relato de experiência visa refletir sobre a prática de desenvolvimento do projeto de combate ao bullying denominado “Maria Clara Machado não tolera violência”, que ocorreu na escola municipal Maria Clara Machado, localizada no município de Duque de Caxias – RJ. O projeto foi realizado com uma turma do sexto ano do ensino fundamental e teve como objetivos combater o bullying, trabalhar conceitos de levantamento de dados a partir da criação de um questionário, construção de diferentes tipos de gráficos, busca de possíveis soluções para os problemas relacionados a intimidações detectadas e desenvolvimento da oratória dos estudantes. Descreveremos as análises feitas pelos estudantes dos dados obtidos e ao final, concluiremos apresentando a nossa percepção sobre a utilização de projetos no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


gráficos, intimidações sistemáticas, matemática, oratória



ISSN - 2447-8377 -