A Escola Pública na Era Digital: Desafios e Perspectivas para a Formação do Cidadão Crítico

Leonardo Laguna Betfuer, Mayara dos Santos, Anderson Manoel Caleffi

Resumo


A pandemia de Covid-19 revelou profundas desigualdades no sistema de ensino público, evidenciando o desafio da exclusão digital e a necessidade de adaptação da escola pública a um contexto digital. Este ensaio analisa o papel da escola pública na formação de cidadãos críticos e éticos na era pós-pandêmica, explorando o conceito de inclusão digital e discutindo a função da escola como um espaço de democratização do acesso à tecnologia. Com base em uma análise teórica e crítica fundamentada em autores como Freire, Bauman, Giroux, Nussbaum e Castells, o estudo aponta a importância de políticas educacionais que fortaleçam a infraestrutura tecnológica e promovam a ética digital. A escola pública, assim, é vista como um espaço de formação cidadã e de resistência às desigualdades, onde o uso crítico da tecnologia contribui para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

Palavras-chave


Escola pública; Inclusão digital; Educação crítica, Cidadania digital, Justiça social



ISSN - 2447-8377 -