O PROJETO ESTRATÉGICO DE AÇÃO (PEA) – UMA POLÍTICA PÚBLICA INOVADORA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE SANTOS

Isabela Maria Fontes de Andrade Freitas, Luciana Reis Hidalgo, Abigail Malavasi, Simone Rezende Silva

Resumo


A defasagem escolar é um problema antigo e muito vivenciado pelos educandos na Educação Básica. Porém no período pós pandêmico, ele foi agravado e evidenciado, tornando as práticas e condutas para sua superação ainda mais urgentes. Tendo em vista que a educação funciona como uma Política Pública social e de responsabilidade do Estado, ela é capaz de mudar a realidade de crianças e adolescentes promovendo equidade social. Pensando nisso, muitas políticas públicas estão sendo articuladas nos municípios para resolução deste problema. O que trazemos à luz e apresentamos nesse presente trabalho é uma Política Pública instituída pelo município de Santos - SP. O Projeto Estratégico de Ação (PEA) visa minimizar essa defasagem escolar, aliando, por meio da bidocência, o trabalho de um professor adjunto aos professores regentes, utilizando – se de novas tecnologias de aprendizagem, organização do currículo e muito esforço conjunto para recompor a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Palavras-chave


pandemia; justiça curricular; recomposição; Estado; políticas públicas.

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ISSN - 2447-8377 -