LETRAMENTO ESTATÍSTICO NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Paulo Vitor da Silva Santiago, Francisco Wansgton Teixeira Guerra, Jonathan Haryson Araújo Aguiar, Francisco Cleuton de Araújo

Resumo


Este trabalho destaca a relevância do letramento estatístico, especialmente nas avaliações externas do Ensino Médio. A pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade desse conhecimento, pois gráficos e dados diários exigiam habilidades para interpretação, essenciais para a tomada de decisões. Contudo, muitos estudantes tiveram dificuldade em entender essas informações, contribuindo para a disseminação de Fake News. O objetivo da pesquisa é avaliar o letramento estatístico dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola no Ceará, analisando as implicações nas avaliações externas e propondo melhorias no aprendizado. A metodologia utilizada inclui uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com consulta a artigos científicos, documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais, além de resultados de avaliações como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Também foram examinadas as questões de estatística no Exame Nacional do Ensino Médio, buscando entender como o conteúdo é abordado. Por fim, o estudo identificou fragilidades no ensino e sugerir ações que melhorem a formação dos alunos em relação às habilidades estatísticas, preparando-os melhor para interpretar dados e tomar decisões informadas em um mundo cada vez mais dependente de informações estatísticas.

Palavras-chave


Matemática, Letramento, Estatística, Avaliações Externas

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ISSN - 2447-8377 -