Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs): Como um instrumento pode ser facilitador e ao mesmo tempo um desafio para professores na escola.

Rosimar de Souza Galdiano, Ezequiel de Oliveira

Resumo


Tecnologia da informação e comunicação (TICs): como um instrumento pode ser facilitador e ao mesmo tempo se tornar um desafio para os professores na escola. O objetivo deste trabalho foi compreender porque a TICs pode ser considerada um instrumento facilitador e ao mesmo tempo um desafio para o trabalho dos professores na escola. A metodologia escolhida para dar luz a este artigo foi à pesquisa bibliográfica que propõe problematizar, questionar, articular conhecimentos anteriores e atuais. O instrumento TICs veio para ficar e seus impactos são grandes, pois essa tecnologia tem ação direta nas questões sociais, uma vez que, suas utilidades estão ligadas a dois pontos primordiais para evolução da espécie humana, que são a informação e a comunicação. Com o instrumento TICs a facilitação está para o saber, que não está mais limitado a emissores que estão responsáveis por dividi-los com receptores que terão somente que reproduzir como foi passado nos antigos tempos. Portanto, entende-se que tanto a Educação, tecnologia, professores e educandos são produtores do saber e por isso, juntos podem produzir mais conhecimentos. Quanto aos desafios estão a falta de incentivo do Governo e a Secretaria da Educação na profissionalização dos professores; a necessidade de os professores permanecerem se atualizando; e por fim, que esses profissionais da Educação estejam dispostos a se abrirem para mudanças de suas práticas pedagógicas, afinal, o educando desse tempo é um sujeito ativo no processo da aprendizagem.

Palavras-chave


TICs. Instrumento. Facilitador. Desafio. Professor.



ISSN - 2447-8377 -